Coordenador : Luciane Marie Bedran
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 387237.2206.353777.27032023
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Aluno do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação: O projeto ocorrerá em encontros híbridos (virtuais) e presenciais na Faculdade de Odontologia da UFF, Niterói, Rio de Janeiro.
Objetivo
Objetivo geral: - Fornecer aos alunos de graduação aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos relacionados a disciplina de Oclusão. Objetivos específicos: 1. Demonstrar aos alunos a aplicabilidade da Oclusão na Clínica Odontológica; 2. Propiciar aos integrantes da Liga o aperfeiçoamento técnico-científico; 3. Trabalhar o conhecimento de saúde oral da população relativo à Oclusão e às Desordens Temporomandibulares e Dor Orofacial; 4. Propagar a informação à comunidade referente à Oclusão e às Desordens Temporomandibulares e Dor Orofacial; 5. Discutir sobre os meios viáveis para promover a melhora na qualidade de vida da comunidade.
Resumo
O presente projeto tem como objetivo promover encontros semanais para aprofundamento do conhecimento nos assuntos relacionados à Oclusão e as Desordens Temporomandibulares (DTMs), com enfoque multidisciplinar e sua aplicabilidade na Clínica Odontológica, através de discussões científicas, artigos, palestras, seminários e práticas laboratoriais. Incentivar os discentes aos conteúdos gerando produtos que facilitem a aprendizagem do público acadêmico e divulgação para a comunidade, a cerca dos sintomas, diagnósticos, tratamentos das DTMs. Estimular os alunos ao aprofundamento do conhecimento na área, através da participação em eventos científicos e reuniões da Liga, com intuito de desenvolver um pensamento crítico sobre os temas curriculares tradicionais, e elaboração e apresentação de trabalhos. Desenvolver no aluno uma visão perspectiva da disciplina de Oclusão como disciplina multidisciplinar com objetivo de facilitar o seu entendimento, desempenho e aplicabilidade nas clínicas odontológicas.